quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Igreja Católica? Liberal!

Por João Batista

Algumas observações contidas na ICL (Igreja Católica Liberal), que não se coaduna com a verdadeira ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana)
1- Ela é uma Igreja Cristã, uma Comunidade de clérigos e fiéis fundada em 1916 cuja sucessão apostólica, válida e reconhecida, deriva-se da Igreja Velho Católica da Holanda.
Refutação: Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (Mt 16, 16-19)
2 - Não é uma Obdiência da Sé Romana nem uma Igreja Protestante, sendo autônoma e auto-governada.
Refutação: Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (Mt 16, 19)

3 - Não impõe qualquer dogma, mas sim reconhece a liberdade intelectual e respeito pela consciência individual na busca do auto-conhecimento e iluminação.
Refutação: Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.
Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus. (2 Pd 1, 20-21)
É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos.
Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras.
Vós, pois, caríssimos, advertidos de antemão, tomai cuidado para que não caiais da vossa firmeza, levados pelo erro destes homens ímpios.
Mas crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele a glória agora e eternamente. (2 Pd 3, 16-18)
4 - A Igreja Católica Liberal não proíbe nem requisita a seu clero o matrimônio. Espera, naturalmente, que seu clero, do mesmo modo que seus membros, respeitem a santidade dos votos matrimoniais e demonstrem responsabilidade em seu comportamento ante os demais.
Refutação: Seus discípulos disseram-lhe: Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar!
Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado.
Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda. (Mt 19, 10-12)
5 - A Igreja Católica Liberal não recusa o matrimônio à pessoas divorciadas.
Refutação: Após esses discursos, Jesus deixou a Galiléia e veio para a Judéia, além do Jordão.
Uma grande multidão o seguiu e ele curou seus doentes.
Os fariseus vieram perguntar-lhe para pô-lo à prova: É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer?
Respondeu-lhes Jesus: Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne?
Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu.
Disseram-lhe eles: Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?
Jesus respondeu-lhes: É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim.
Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério. (Mt 19, 1-9)
Foi também dito: Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher, a faz tornar-se adúltera, a não ser que se trate de matrimônio falso; e todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério. (Mt 5, 31-32)
6 - A "confissão auricular" é opcional e não constitui exigência preliminar para receber a Santa Comunhão. Sua prática freqüente e sistemática não é encorajada, pois tende a restringir o verdadeiro valor do Sacramento na vida espiritual do indivíduo.
Refutação: Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: A paz esteja convosco!
Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao
ver o Senhor.
Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós.
Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.
Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos. (Jo 20, 19-23)

QUEM É DOM MARCELO REZENDE?
MARCELO REZENDE

Matemático, Docente e Profissional de Informática, membro e conferencista da Sociedade Teosófica no Brasil, membro da Ordem Maçônica Mista Internacional Le Droit Humain e Bispo da Igreja Católica Liberal. Tem se dedicado nos últimos 35 anos à pesquisa das Tradições Herméticas, ao estudo comparado da Ciência, Religião e Filosofia e atuado como focalizador em temas relacionados com a Auto-Realização,
como divulgador da Maçonaria e como Sacerdote na tradição Cristã, como caminhos possíveis à Felicidade Humana.
Caso queira saber mais, acesse o site: www.catolicaliberal.com.br
__________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...