domingo, 24 de outubro de 2010

A DOUTRINA ESPIRITA NÃO É CRISTÃ

 Por João Batista
Quantas mentiras encontramos na chamada "Doutrina espírita", e quem é, desde o principio o mentiroso em potencial? A antiga serpente, satanás. Os que estão selados por Deus, ou melhor, os escolhidos, jamais serão enganados: "Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isso fosse possível, até mesmo os escolhidos". (Mt 24,24). Jesus Cristo, o verdadeiro Filho de Deus, vindo de Deus, nos alerta para estarmos prevenidos: "Eis que estais prevenidos". (Mt 24,25).
Em Jesus Cristo, Deus realiza todas as coisas, já não há mais nada a ser feito, Tudo está consumado como Jesus falou no momento de sua morte: Em seguida, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir plenamente a Escritura, disse: "Tenho sede". Havendo Jesus tomado do vinagre, disse: "Tudo está consumado". Inclinou a cabeça e rendeu o espírito. (Jo 19,28. 30). Jesus Cristo è o primeiro e o ultimo, o começo e o fim como ele mesmo fala no livro do apocalipse: "Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Ultimo, o Começo e o Fim". (Ap 22, 12-13). São tantas as verdades que nos convence de que a doutrina espírita é maligna porque não provém da verdade que é Jesus Cristo, ele mesmo é o Caminho a Verdade e a Vida. Mais grave ainda é o que dizem do Espírito Santo de Deus: "O Consolador prometido por Jesus é a Doutrina Espírita. Ela veio fazer renascer no mundo a doutrina do Cristo (cristianismo) que estava esquecida, abafada pelo ceticismo do século XIX. Trouxe as explicações necessárias às palavras de Jesus, que permaneceram envoltas em um véu desde o seu aparecimento. Alargou os horizontes do conhecimento humano falando ao homem de suas origens, de seu destino e de seu objetivo como Espírito imortal. O Espírito de Verdade é a expressão do pensamento divino manifesto nos Espíritos Superiores responsáveis pela Codificação kardequiana. É uma plêiade de Espíritos que trabalham em nome do Bem e para estabelecimento do Reino de Deus na face da Terra". Veja como o sedutor usa de suas artimanhas para enganar as criaturas de Deus, ele seduz os que não se abre para a Verdade contida no Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Com relação a o Espírito Santo: "Por isso, eu vos digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não lhe será perdoada. Todo o que tiver falado contra o filho do homem será perdoado. Se, porem, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro". (Mt 12, 31-32). E é isto que o inimigo de Deus faz, ele usa justamente aquilo no qual uma vez blasfemado, não haverá o perdão, o Espírito Santo. A Palavra de Deus é verdadeira e fiel, nela encontramos toda a verdade. Não se pode dar ouvido e nem credito aquilo que não condiz com a verdade: "O Espírito de Verdade é um corpo de idéias trazidas para nós por iluminados missionários de Deus, sob a égide de Jesus Cristo. Não é uma única entidade como a igreja fez crer por longos anos (e ainda acredita até hoje), mas uma plêiade de Espíritos que trabalham em nome do Bem. O Espírito de Verdade e o Espírito Santo são a mesma coisa, ou seja, esse conjunto de idéias que move o mundo em direção à Verdade, à Justiça e à Paz". (Cf. a Doutrina Espirita)
Vejamos o que Jesus Cristo nos fala a respeito do Espírito da Verdade: "Entretanto, digo-vos a verdade: convém que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei". (Jo 16, 7). "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão". (Jo 16, 12-13). Jesus Cristo fala de 1 (um) Paráclito (advogado, consolador, santificador) Ele, Jesus, fala no singular e não no plural, entretanto a doutrina espírita fala o seguinte: Não é uma única entidade como a igreja fez crer por longos anos (e ainda acredita até hoje), mas uma plêiade de Espíritos que trabalham em nome do Bem. Notemos que eles, os que vivem a doutrina espírita, se colocam separados do Corpo Místico de Jesus que é a Igreja, eles não se deixam ser conduzidos pelo Espírito de Deus e sim pelo espírito maligno: "Pois Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus".(Romanos 8, 14). Pelo Espírito e não pelos espíritos, ou seja, plêiades de espíritos (reunião, grupo etc..). Podemos discernir que a doutrina Espírita não acredita no Espírito Santo.  Não existe outro Evangelho senão o do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, se o espiritismo é a verdade, porque atribuir ao evangelho o titulo de "segundo o espiritismo?"
O evangelho de Jesus Cristo foi escrito pelos evangelistas, a saber: Mateus, Marcos, Lucas e João, testemunhas oculares de Jesus, homens escolhidos por Deus e usados pelo Espírito Santo para a edificação do Corpo Místico de Jesus Cristo, ou seja, a Igreja. O apostolo Paulo lembra aos irmãos da cidade de Corintios: "Eu vos lembro, irmãos, o evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes. Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão tereis abraçado a fé". (I Cor 15, 1-2). Em nenhuma parte das Escrituras Sagradas encontra-se escrito "Evangelho segundo o espiritismo", e nem que a doutrina espírita é a terceira revelação como afirmam os adeptos da mesma: "O Espiritismo é a Terceira Revelação de Deus aos homens. Antes dela vieram a Primeira, com Moisés e a Segunda, com Jesus Cristo. É uma Revelação porque mostra a existência e natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material; desenvolve, completa e explica o que foi dito de forma alegórica por Jesus; dá um sentido à vida e explicação lógica ao sofrimento e dificuldades vivenciadas pelas criaturas e abre um vasto campo de possibilidades de crescimento e dá ao homem a definitiva certeza de sua imortalidade e universalidade. Allan Kardec diz:" Ele (o Espiritismo) é, portanto obra do Cristo, que o preside, assim como preside ao que igualmente anunciou: a regeneração que se opera e que prepara o Reino de Deus sobre a terra ". – (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 1, 7)". O apostolo São Paulo escreve aos Gálatas: Estou admirado de que tão depressa passeis daquele que vos chamou à graça de Cristo para um evangelho diferente. De fato, não há dois (evangelhos): há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o evangelho de Cristo. (Gálatas 1, 6-7). È pecado grave dizer que a doutrina espírita, que professa a reencarnação, é obra de Cristo e que é o próprio Cristo quem preside. Blasfêmia.
"O Espiritismo é a Terceira Revelação de Deus aos homens. Antes dela vieram a Primeira, com Moisés e a Segunda, com Jesus Cristo". Quanta mentira está contida na doutrina espírita, logo se percebe que ela (doutrina espírita) provém do pai da mentira. Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. (Hebreus 1, 1-2). A Palavra de Deus não fala de outra revelação se não a verdadeira contida em Jesus Cristo, a própria Palavra de Deus. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre será. Deus já advertia o povo escolhido, ou seja, os Israelitas através de Moisés: "Dirás a toda a assembléia de Israel o seguinte: sede santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, s ou Santo". (Lv 19, 2). E uma das várias advertências que Deus fez ao povo Israel foi: "Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis, para que não sejais contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus". (Lv 19, 31).
O Senhor nos chama à santidade, pertencemos exclusivamente ao Senhor Jesus Cristo que deu a sua vida para nos tornar filhos de Deus, para sermos um povo santo. Devemos nos dirigir somente ao Senhor Jesus Cristo, do contrário seremos eliminados do meio do rebanho: "Se alguém se dirigir aos espíritas ou aos adivinhos para fornicar com eles, voltarei meu rosto contra esse homem e o cortarei do meio de seu povo. Santificai-vos, e sede santos, porque eu sou o Senhor, vosso Deus". (Lv 20, 6-7).
Deus deu uma ordem ao povo Israel logo que entrassem na terra prometida: "Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente daquela terra. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agoureiros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. Serás inteiramente do Senhor, teu Deus". (Deuteronômio 18, 9-13).
O Espírito Santo de Deus fala ao nosso espírito, e nos convence com relação à mentira, ou seja, toda Escritura Sagrada foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo de Deus: "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus". (2 Pedro 1, 20-21). O texto é bem claro, Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus, pelo Espírito e não pelos espíritos como acreditam que é, "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão". (Jo 16, 12-13). O Espírito só pode falar ao espírito daqueles que se abrem e se deixam ser usado por ele, é preciso abrir o nosso coração para a Verdade que é Jesus Cristo, é necessário nos tornarmos dependentes de Deus e colocarmos Jesus Cristo como o Nosso Senhor, pois foi ele que se entregou por amor a nós, nele todas os projetos de Deus já se realizaram, aguarda-se apenas o pleno cumprimento da vontade de Deus, quando todas as coisas estiverem submetidas a Jesus Cristo, menos é claro, o próprio Deus.
Outro ponto que a doutrina espírita defende como verdade é a reencarnação, ora, quem acredita na reencarnação não pode de maneira nenhuma acreditar na ressurreição. O que é a ressurreição? É à volta da alma ao corpo que neste mundo viveu, só que em um corpo totalmente transformado, ou seja, incorruptível e imortal e isto quando acontecer, a morte foi vencida definitivamente, como nos fala o apostolo Paulo em sua carta aos corintios: Quando este corpo corruptível estiver revestido da incorruptibilidade, e quando este corpo mortal estiver revestido da imortalidade, então se cumprirá a palavra da escritura: A morte foi tragada pela vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão. (I Cor 15, 54-55). Imaginemos como seria a ressurreição se houvesse a reencarnação; como ficaria o corpo dos espíritos reencarnados? Ficariam sem corpo? Ou a qual corpo o es pírito habitaria? Falo é claro, do espírito humano. A doutrina espírita vê na reencarnação a maneira de salvação.
"O Espiritismo oferece um vasto horizonte de crescimento, explicando ao homem sua origem e a origem de seus males. Através da compreensão de seus princípios de reencarnação e da lei de causa de efeito, a humanidade poderá mudar seu ponto de vista e assim melhorar suas condições de vida terrena". Qual a origem do homem? O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente. (Gêneses 2, 7), e a origem de seus males? A desobediência de nossos primeiros pais, Adão e Eva.
Se houvesse reencarnação não haveria porque Jesus Cristo morrer para nos dar a salvação, Deus não enviaria seu único filho para o sacrifício, e estabelecer a nova aliança através do seu próprio sangue derramado na cruz. O que diremos então do que escreveu o apostolo Paulo aos Hebreus? Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo, assim Cristo se ofereceu uma só vez para tomar sobre si os pecados da multidão, e aparecerá uma segunda vez, não, porém em razão do pecado, mas para trazer a salvação àqueles que o esperam. (He 9, 27-28).
Diante desta realidade que nos escreve o apostolo Paulo, jamais haveríamos de morrer e não conseguindo a nossa salvação, voltarmos para sermos purificados. Jesus Cristo entregou-se uma única vez e não várias vezes, ele apareceu uma só vez ao final dos tempos para destruição do pecado pelo sacrifício de si mesmo. (He 9,26).
O catecismo da Igreja católica, no parágrafo 1013 diz o seguinte: A morte é o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo de graça e de misericórdia que Deus lhe oferece para realizar sua vida terrestre segundo o projeto divino e para decidir seu destino último. Quando tiver terminado "o único curso de nossa vida terrestre", não voltaremos mais a outras vidas terrestres. "Os homens devem morrer uma só vez" (Hb 9,27). Não existe "reencarnação" depois da morte. Portanto, o católico apostólico Romano não pode jamais acreditar na teoria da reencarnação. Quem nega: a divindade de Jesus Cristo, a filiação verdadeira de Jesus, a encarnação do Verbo, não está na verdade que é Jesus Cristo, eis a certeza que temos: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão po r mim" (Jo 14, 6), e o que dizer de: "Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo". (Mt 11,27), é aceitando Jesus Cristo que iremos conhecer verdadeiramente a Deus, aceitando-o como o verbo de Deus que se encarnou no meio de nós, aceitando-o como o que ressuscitou em carne e espírito, aceitando-o como o Primogênito de Deus, quem não o aceita, não o reconhece como filho de Deus, pensa que conhece Deus.
A doutrina espírita afirma que o profeta João Batista é a reencarnação do profeta Elias, pura mentira, na visão da doutrina espírita para que aconteça a reencarnação é preciso que haja a morte. Vejamos o que diz a palavra de Deus sobre o profeta Elias: "Continuando o seu caminho, entretidos a conversar, eis que de repente um carro de fogo com cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias subiu ao céu num turbilhão". (II Reis 2, 11). O profeta Elias não morreu, foi arrebatado ao céu. Se não morreu como pode ser João Batista a reencarnação do profeta Elias? Outra certeza de que não existe reencarnação é a transfiguração de Jesus Cristo: "Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com Ele".(Mt 17, 1-3). A transfiguração aconteceu depois da morte do profeta João Batista. Como pode o profeta Elias aparecer na transfiguração se o profeta João Batista é a reencarnação do profeta Elias? Não seria coerente aparecer João Batista? Todas estas perguntas só nos dão uma resposta certa, não existe reencarnação tudo é obra do pai da mentira, ou seja, obra de satanás. E toda obra estéril deve ser denunciada: "Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente". (Efesios 5, 10-11).
Busquemos viver no caminho da verdade, pois: A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores. Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar. Por isso, Deus lhes enviará um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro. Desse modo serão julgados e condenados todos os que não deram credito à verdade, mas consentiram no mal. (II Tessalonicenses 2, 9-12).
Como é maravilhoso quando temos certeza das verdades contidas em Deus pelo seu filho e salvador nosso, Jesus Cristo. Na Cidade Santa, Jerusalém celeste não entrará nada de profano, eu imagino o que será daqueles que vivem e ensinam a mentira: "Nela não entrará nada de profano nem ninguém que pratique abominações e mentiras, mas unicamente aqueles cujos nomes estão inscritos no livro da vida do Cordeiro".
(Ap 21, 27). "Porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas". "Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente daquela terra. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agoureiros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas , e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. Serás inteiramente do Senhor, teu Deus". (Deuteronômio 18, 9-13).
"Fora os cães, os envenenadores, os impudicos, os homicidas, os idolatras e todos aqueles que amam e praticam a mentira!" (Ap 22, 15).
Alguns pontos que divergem da verdade contida na Palavra de Deus, que a doutrina espírita afirma como real: rejeita a possibilidade de milagres e ensina que Deus também deve obedecer às "leis" da natureza; declara que a Bíblia está cheia de erros e contradições e que nunca foi inspirada por Deus; declara que os apóstolos e seus sucessores não entenderam os ensinamentos de Cristo e que tudo o que eles nos transmitiram está errado, é falsificado; declara que até a vinda de Allan Kardec a obra de Cristo estava perdida e inutilizada; proclama que o espiritismo é a terceira revelação, destinada a retificar e substituir o Evangelho de Cristo nega esse augusto mistério (a Santíssima Trindade); afirma que os homens são partículas de Deus - verdadeiro panteísmo; afirma que nossa alma é o resultado da lenta e longa evolução, tendo passado pelo reino mineral, vegetal e animal; afirma que é um composto entre "perispírito" e alma e que o corpo é apenas invólucro temporário, um "Alambique para purificar o espírito"; faz dessa evocação (aos mortos), uma nova religião; afirma que não há anjos, mas espíritos mais evoluídos e que eram homens. Que não há demônios, mas apenas espíritos imperfeitos que alcançarão a perfeição; nega a verdade de que Jesus Cristo é o Filho de Deus, fundamental da fé cristã e afirma que Cristo era apenas um grande "médium" e nada mais; nega e ridiculariza todos os privilégios de Maria, Mãe de Deus; afirma que Jesus não é nosso Redentor, mas apenas veio para ensinar algumas verdades e isso mesmo de um modo obscuro, e que cada pessoa precisa remir-se a si mesmo; afirma que Deus não pode perdoar pecados sem que preceda rigorosa expiação e reparação feita pelo próprio pecador, sempre em novas reencarnações; não aceita nenhum sacramento, nem mesmo o poder da graça san tificante; afirma que a gente nasce, vive e morre e renasce ainda e progride continuamente (teoria da reencarnação).

Um comentário:

H K Merton disse...

Parabéns pela pesquisa bem elaborada, querido irmão em Cristo. As verdades expostas são tão evidentes que sempre me causa surpresa perceber como tantas pessoas parecem querer enveredar por caminhos de engano por vontade própria.

A Paz de Nosso Senhor o aconpanhe e que este apostolado seja abençoado e cresça mais e mais.

Henrique Sebastião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...