quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Livro da Vida

Por João Batista


Resolví escrever esta matéria porque existe católicos que entende que para ser salvo basta praticar boas obras, fazer caridade etc... e não é assim! Quero começar com a parábola do jovem rico narrada por Jesus: Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus:  Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos.
Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda?
Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!
 (Mt  16, 16-21) – Note que o jovem cumpria os mandamentos para com o próximo. Antes de continuar, quero novamente utilizar a Palavra de Deus em outra passagem que Jesus fala sobre o maior mandamento, vejamos: Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova:
Mestre, qual é o maior mandamento da lei?
Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito.
Este é o maior e o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo.
(Mt 22, 34-39)
Jesus coloca Deus em primeiro lugar na nossa vida, no caso do jovem rico era o contrário, em primeiro lugar, o seu bem material, a sua riqueza. Quantos estão vivendo assim, colocando Deus em segundo plano. Mas, porque eu desejei começar assim? Para falar sobre o Livro da vida que é mencionado no livro do apocalipse.
 Vi, então, um grande trono branco e aquele que nele se assentava. Os céus e a terra fugiram de sua face, e já não se achou lugar para eles.
Vi os mortos, grandes e pequenos, de pé, diante do trono. Abriram-se livros, e ainda outro livro, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, segundo as suas obras.
O mar restituiu os mortos que nele estavam. Do mesmo modo, a morte e a morada subterrânea. Cada um foi julgado segundo as suas obras.
A morte e a morada subterrânea foram lançadas no tanque de fogo. A segunda morte é esta: o tanque de fogo.
Todo o que não foi encontrado inscrito no livro da vida foi lançado ao fogo.
(Ap 20, 11-15)  
Note que são abertos vários livros e outro livro que é o Livro da Vida, e quem não foi encontrada inscrito nele o destino foi o lago de enxofre que é a segunda morte. Não importa se você passou a vida fazendo caridade, ajudando o próximo se não for inscrito no livro da vida, o destino será a morte eterna.
Mas, que Livro da Vida é este? Vejamos: Nela (na nova Jerusalém) não entrará nada de profano nem ninguém que pratique abominações e mentiras, mas unicamente aqueles cujos nomes estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. (Ap 21, 27) – Agora ficou claro que Livro da Vida é este?
E como é que somos inscritos no Livro do Cordeiro? Vejamos: Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus
 (Jo 1, 11-13), Através do novo nascimento, recebendo Jesus como seu Senhor e Salvador.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...