domingo, 6 de fevereiro de 2011

A Armadura do cristão, como entendê-la?

 
 
 
Por João Batista
 
 
Imagem de um soldado da guarda pretóriana que estava sempre atento a qualquer ação do inimigo, veja as armas que eram usadas tanto para defesa como para o ataque.

Porque eu começo assim esta matéria? Para mostrar que, tal um saldado pretóriano, os cristãos também devem estar armados para enfrentar a todo instante os ataques do inimigo. Só que as armas utilizados por nós cristãos são diferentes das do soldado pretóriano, o inimigo que ele enfrenta é visível aos seus olhos, já os inimigos do cristão são invisíveis. É por isso que o apóstolo São Paulo escreve na sua segunda carta aos coríntios o seguinte: Não são carnais as armas com que lutamos. São poderosas, em Deus, capazes de arrasar fortificações. (II Coríntios 10, 4)
É verdade, as armas que o cristão tem que utilizar, são poderosas em DEUS.
O mesmo apóstolo nos ensina o seguinte: Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio.
Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.
(Efésios 6, 19-12) - Somente fortalecidos no soberano poder de DEUS é que iremos resistir as ciladas do demônio, pois como diz o apóstolo, não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar e sim contra as forças espirituais (espalhadas) nos ares. Vamos entender que forças espirituais são essas? Os anjos que não tinham guardado a dignidade de sua classe, mas abandonado os seus tronos, ele os guardou com laços eternos nas trevas para o julgamento do Grande Dia. (Jd 6), laços eternos nas trevas quer dizer longe de DEUS, eternamente na escuridão, são estes espíritos que o apóstolo São Paulo fala, os demônios.
Quando Jesus Cristo foi batizado, a primeira coisa que lhe aconteceu foi enfrentar o demônio cara a cara, vejamos: Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio.
Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome.
O tentador aproximou-se dele e lhe disse: Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães.
Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3).
O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe:
Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra (Sl 90,11s).
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16).
O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe:
Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares.
Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás (Dt 6,13).
Em seguida, o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo.
(Mt 4, 1-11) - Quais foram as armas que Jesus usou? primeiro Ele jejuou, humanamente falando Ele estava fraco, mas não de espírito pois, as nossas armas são poderosas em DEUS, segundo Ele utilizou a Palavra de DEUS, note que satanás utilizou a mesma Palavra uma só vez, Jesus utilizou-a o tempo todo. Aconteceu para nos mostrar que quando batizados nos tornamos cristãos filhos de DEUS e é justamente por isso que somos atacados, ele (satanás) por estar longe de DEUS eternamente que fazer com que os cristãos estejam também.
Mas, Graças a DEUS o apóstolo Paulo nos ensina como combater as ciladas do maligno que nos quer ver longe de DEUS.
Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever.
Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça,
e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.
Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.
(Efésios 6, 13-17)
Irmãos e irmãs em Cristo, se fizermos uso da armadura de DEUS eu creio e é a Palavra que confirma, iremos resistir nos dias maus, nos dias de intensa batalha espiritual e nos manteremos I_N_A_B_A_L_Á_V_E_I_S no cumprimento do nosso dever.
Assim como o soldado se equipava para a batalha, o cristão também não pode deixar de se equipar com as armas que DEUS nos concede.

O cinturão do cristão é a V_E_R_D_A_D_E da Palavra de DEUS;
A couraça é a J_U_S_T_I_Ç_A;
O calçado é a P_R_O_N_T_I_D_Ã_O para anunciar o evangelho da paz;
O nosso escudo é a F_É na Palavra de DEUS pela qual apagamos os dardos inflamados do maligno;
E por fim o capacete que é a S_A_L_V_A_Ç_Ã_O e a espada do Espírito, isto é, a P_A_L_A_V_R_A  DE  D_E_U_S
Armas infalíveis no combate contra o demônio.
O que acontece é que muitos não acreditam na existência de Satanás, e ai está uma das armas que ele se utiliza, a outra é a mentira. Outros ainda acreditam na sua existência, mas acham que ele está quietinho no seu lugar, ou seja, o inferno. Eu afirmo pela Palavra de DEUS, ele existe e não para de importunar os filhos de DEUS.
Com a morte de Cristo e a sua ressurreição, o demônio está como que "um cachorro acorrentado", nos diz Santo Agostinho, é isto mesmo, assim como o cachorro só irá morder quem se aproximar dele, assim também você só irá ser derrotado se consentir que o pecado tome conta de sua vida.
O apóstolo Pedro nos diz em sua primeira carta:  Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar.
Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós.
(I Pedro 5, 8-9) - Muitas vezes não atentamos pelo fato de que os cristãos espalhados pelo mundo afora, também sofrem as mesma tentações que nós, e ai está a importância de rezarmos por todos os cristãos.
E para terminar eu quero deixar aqui uma passagem da primeira carta do apóstolo João que diz: Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca; mas o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca.
Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno.
Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Filhinhos, guardai-vos dos ídolos!
(I Jo 5, 18-21)
Você se considera nascido de DEUS? com eu posso responder a esta pergunta? pela própria Palavra de DEUS que diz: Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado. (I Jo 5, 1), confessar que Jesus é o Cristo, ou seja, o ungido de DEUS, o Senhor e Rei, é nascer de DEUS como fez o apostolo Pedro, lembra? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! (Mt 16, 16)
Você confessa que Jesus é o Cristo, o Filho do DEUS vivo? então você nasceu de DEUS!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...