sábado, 9 de junho de 2012

A semântica do Mistério da Igreja e a perspectiva inter-religiosa em Peter C. Phan

 
 
Em outubro irá acontecer o XIII Simpósio Internacional do IHU de 2 a 5, das 8h30 às 22h. No último dia, o encerramento acontece às 12h30. A carga horária total do evento é de 40h.
O objetivo geral será debater em perspectiva transdisciplinar a semântica do Mistério da Igreja no contexto das novas gramáticas da tecnociência, desenhando possibilidades e perspectivas de interlocução com a nova cultura.

Tendo como objetivos específicos:
• Analisar transdisciplinarmente os discursos, as linguagens, os signos e os símbolos teológico–religiosos e seus significados para a cultura e a sociedade atual.

• Refletir sobre as várias formas de interlocução da Igreja com a cultura contemporânea.

• Discernir dentre o atual pluralismo semântico vias possíveis para a escritura do Mistério da Igreja que propiciem o diálogo inter-religioso e intercultural que são expressos pelos novos sujeitos socioculturais.
Maiores informações podem ser adquiridas aqui! 
Padre Peter C. Phan

A perspectiva inter-religiosa é uma das interfaces que será debatida durante o XIII Simpósio Internacional IHU. Igreja, cultura e sociedade: a semântica do Mistério da Igreja no contexto das novas gramáticas da civilização tecnocientífica. Para essa discussão foi convidado o professor e teólogo vietnamita radicado nos Estados Unidos Peter C. Phan, que também é padre ligado à diocese de Dallas, Texas, cujo o currículo é muito extenso, Phan possui três doutorados acadêmicos: doutor em Sagrada Teologia pela Universidade Salesiana de Roma; doutor em Filosofia e em Teologia Pastoral pela Universidade de Londres. Também foi agraciado com o honorário de doutor em Teologia pela Chicago Theological Union. Ele iniciou sua carreira de professor de filosofia e teologia no Colégio Dom Bosco de Hong Kong e posteriormente lecionou na Universidade de Dallas, na Universidade Católica da América de Washington, DC. Atualmente, Phan ocupa a cátedra Ignacio Ellacuría de Pensamento Social Católico na Georgetown University, em Washington. Ele também tem atuado como professor no Instituto Pastoral da Ásia Oriental, em Manila, e na Liverpool Hope University, na Inglaterra.
Phan defende que o pluralismo religioso não é um elemento negativo na história da salvação. A diversidade deve ser percebida como uma expressão querida por Deus. “O pluralismo religioso, do ponto de vista teológico, trata da questão da diversidade religiosa. A questão é: o fato de haver muitas religiões diferentes na história é simplesmente um acidente ou fruto de erros humanos, ou pode ser considerado como algo querido por Deus, como parte da providência divina?”
Desse modo, continua Phan, a própria compreensão cristológica deve ser repensada. Ou seja, se o “pluralismo religioso pode ser visto como algo querido por Deus e, consequentemente, não abolido por Ele, então a afirmação cristã de Jesus como o único e universal salvador necessita ser reexaminada e reinterpretada. O fato de os cristãos crerem em Jesus como o Salvador exclui esse papel para outras religiões, para os fundadores de outros sistemas religiiosos? Jesus inclui de algum modo e se ‘associa’ a outras figuras religiosas em seu trabalho de salvação?”
*Eu não estou aqui para julgar e sim para defender a verdade. O sacerdote Phan duvida da afirmação de que Jesus é o único Salvador, além de que pede para ser reexaminada e reinterpretada essa verdade. Não existe nada além da Palavra de Deus que possa nos dá a resposta... Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4, 12), debaixo do céu, entenda-se universal.
Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo? Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura de sua mensagem. (I Cor 1, 20-21)
*jbpsverdade

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...