quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Descoberto papiro que sugere casamento de Jesus

jbpsverdade: É só aparecer algo "novo", que o mundo, a ciência tenta de todas as maneiras fazer com que a Palavra de Deus perca a credibilidade. A mais recente é... Descoberto papiro que sugere casamento de Jesus. Vejamos o que está escrito no referido "papiro": "Jesus disse para eles. Minha esposa...", "ela será capaz de ser minha discípula". 
Eu pergunto, o que tem isso de extraordinário? Caríssimos cristãos do mundo inteiro, lembrem-se que a Igreja de Cristo é chamada de esposa do Cordeiro (Jesus Cristo), ademais está escrito no evangelho de Jesus narrado pelo apóstolo São João o seguinte: Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas fui enviado diante dele. Aquele que tem a esposa é o esposo. O amigo do esposo, porém, que está presente e o ouve, regozija-se sobremodo com a voz do esposo. Nisso consiste a minha alegria, que agora se completa. (Jo 3, 28-29), aquele que tem a esposa (Igreja), é o esposo (Jesus).
De acordo com o papiro (sendo ele verdadeiro), as Palavras de Jesus - "Minha esposa", refere-se à minha Igreja e "ela será capaz de ser minha discípula", é claro que a Igreja, é formada de discípulos seguidores de Jesus. Em outra passagem da bíblia Jesus diz o seguinte: Muito povo acompanhava Jesus. Voltando-se, disse-lhes: Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo. (Lc 14, 25-27).
Esposa é portanto a união de todo discípulo e discípula seguidores de Cristo, que constitue a Igreja. Ao dizer: Minha esposa, ela será capaz de ser minha discípula, Jesus estava dizendo que a sua Igreja (hoje), pelo seguimento a Ele, é capaz de ser sua discípula.
No livro do apocalipse existe várias passagens que fala da esposa de Cristo, vejamos:
Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe glória, porque se aproximam as núpcias do Cordeiro. Sua Esposa está preparada. (Ap 19, 7), quando Jesus Cristo voltar, é sinal de que a Igreja (esposa), estará preparada para viver a eternidade com o Jesus Cristo (esposo). O Espírito e a Esposa dizem: Vem! Possa aquele que ouve dizer também: Vem! Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida! (Ap 22, 17). Jesus Cristo prometera aos apóstolos o Paráclito, vejamos: Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós. (Jo 14, 15-18). O Espírito Santo foi derramada na Igreja, após a subida de Cristo ao céu, vejamos: Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Atos 2, 1-4)

xxx 

Documento escrito em língua copta reabre discussão sobre união com Maria Madalena e deverá gerar debate polêmico na Igreja Católica Romana

Do New York Times

Papiro será anunciado pela historiadora Karen L. King
Foto: The New York Times/Evan McGlinn
Papiro será anunciado pela historiadora Karen L. King The New York Times/Evan McGlinn
RIO - Uma historiadora dos primórdios do cristianismo da Universidade de Harvard anunciou ter identificado um pedaço de papiro escrito em copta do século IV no qual aparece uma frase nunca vista antes em nenhuma versão das Escrituras: "Jesus disse para eles. Minha esposa...".
O fragmento de papiro é menor do que um cartão de crédito, com oito linhas de um lado, escritas em tinta preta legível apenas com lentes de aumento. Logo abaixo da linha sobre a mulher de Jesus, o papiro inclui uma outra frase provocativa que diz "ela será capaz de ser minha discípula".
A descoberta será anunciada hoje em Roma, durante uma reunião de especialistas em copta, pela historiadora Karen L. King, autora de diversos livros sobre os Evangelhos e a primeira mulher a ocupar o mais prestigiado cargo da escola de Teologia de Harvard, a cadeira Hollis.
A origem do papiro é um mistério e seu proprietário pediu para permanecer anônimo. Porém, até hoje, a professora King mostrou o fragmento a apenas um pequeno e seleto grupo de especialistas em papiros e linguística copta. Eles concluíram que o fragmento é provavelmente autêntico. King disse estar ansiosa para mostrar o papiro a mais especialistas e discutir o achado.
A descoberta reabre a discussão sobre um suposto casamento de Jesus, e também se Maria Madalena seria a sua esposa. Outro ponto é se um dos discípulos era mulher. Essa discussão data do início do cristianismo e permanece relevantes hoje, quando o papel da mulher na religião e os limites dos casamento continuam em discussão.
A discussão é particularmente quente na Igreja Católica Romana, cuja doutrina veta o sacerdócio a mulheres e homens casados, num modelo baseado na vida de Jesus. A pesquisadora americana mostrou com exclusividade o papiro a jornalistas do "New York Times", do "Boston Glone" e da "Harvard Magazine". A apresentação oficial será hoje no Congresso Internacional de Estudos Coptas, em Roma.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...