sábado, 4 de maio de 2013

Via Sacra antecede beatificação de Nhá Chica em Baependi, MG

Aos poucos, cidade vai parando para receber visitantes para cerimônia. Órgão centenário de Nhá Chica é afinado para missas do fim de semana.

Samantha Silva Do G1 Sul de Minas, em Baependi, MG

Flores ao pé da porta de entrada da casinha de Nhá Chica encerram a procissão que acompanhou o padre Douglas Baroni pelas ruas de Baependi (MG) na tarde desta sexta-feira (3). A caminhada percorre o trajeto que a beata Senhora Francisca costumava fazer rezando o terço. Ao som de vozes que entoam os cânticos canônicos, as pessoas vão deixando flores na rampa de entrada da pequena casa. A procissão teve início às 15h, dando início à espera de 24 horas para a cerimônia de beatificação de Nhá Chica.
A cidade vai parando aos poucos e dando lugar ao movimento de visitantes que chegam a Baependi. Estruturas metálicas são montadas por toda parte na cidade, que espera receber cerca de 40 mil pessoas desde a madrugada deste sábado (4) para a cerimônia tão aguardada pelos fiéis. As faixas começam a ser estendidas por todos os postes da cidade.
Fieis fazem via sacra um dia antes da beatificação de Nhá Chica. (Foto: Samantha Silva / G1) 
Fieis fazem via sacra um dia antes da beatificação de Nhá Chica. (Foto: Samantha Silva / G1)

No Santuário de Nossa Senhora da Conceição, o órgão original da capela de Nhá Chica começa a soar as notas da escala. Ele está sendo afinado para o fim de semana em que a Venerável é elevada a beata. “Não é sempre que ele toca não”, conta a irmã Claudine Ribeiro. “Ele está sendo preparado para as missas do fim de semana da beatificação”.
Quem afina o órgão é ninguém menos que Ricardo Clerice, responsável por ressuscitar das cinzas o órgão adquirido por Nhá Chica há mais de 100 anos. Em 1998, ele estava destruído quando foi restaurado pelo técnico. “Consegui fazer o trabalho em três meses e foi muito gratificante”, Clerice.
Órgão centenário que era de Nhá Chica será usado na cerimônia. (Foto: Samantha Silva / G1) 
Órgão centenário que era de Nhá Chica será usado
na cerimônia. (Foto: Samantha Silva / G1)



“Infelizmente não poderemos levar ele para o local da cerimônia, mas a vontade era grande”, afirma irmã Claudine. “É um instrumento muito delicado. No local vai ter uma orquestra para tocar na cerimônia de beatificação”, finaliza a freira.
A partir das 22h desta sexta-feira, não poderão mais circular veículos na cidade e caminhando por Baependi, é fácil compreender a decisão. Praticamente não há contramãos na cidade, mas as ruas são tão estreitas que quando um carro entra na via, é preciso que o que segue no sentido contrário espere na esquina para passar.
Após a procissão das velas, que segue do Santuário de Nossa Senhora da Conceição até a Igreja Matriz, o santuário ficará em vigília por toda a madrugada e estará aberto para visitação. O descanso só virá depois que Nhá Chica for proclamada beata.

Veja também: 

Imagem de Nhá Chica encomendada pelo Vaticano está pronta; confira. Artesão de São João Del Rei (MG) ficou responsável pela escultura. Ela será mostrada pela 1ª vez ao público durante beatificação.

A nova imagem de Nhá Chica que foi preparada especialmente para a cerimônia de beatificação neste sábado (4), em Baependi (MG), já está pronta. A imagem foi esculpida pelo artesão Osni Paiva, de São João Del Rei (MG), cidade onde Nhá Chica nasceu.
A nova imagem foi encomendada pelo Vaticano. Nas outras imagens encontradas em Baependi, a beata aparece sempre sentada. Esta nova imagem será mostrada ao público somente neste sábado durante a cerimônia de beatificação.
Nova imagem de Nhá Chica já está pronta. (Foto: Reprodução EPTV) 
Nova imagem de Nhá Chica já está pronta. (Foto: Reprodução EPTV)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...