segunda-feira, 24 de março de 2014

A Igreja, é a Noiva ou a Esposa de Cristo?



 Por João Batista

Caríssimos, decidi fazer este artigo porque tinha dúvidas com relação a Igreja e Cristo no que diz respeito à Noiva ou a Esposa, e tenho certeza que assim como eu, muitos católicos tem dúvidas a este respeito, mas vejamos através da Bíblia e do Catecismo da Igreja. 
No meio protestante eles dizem que a Igreja é a Noiva e só será Esposa quando houver as núpcias do Cordeiro, olhando por esse prisma é verdade, mas vejamos por outro prisma.
Quando Deus criou o homem disse que não era bom que ele estivesse só...
O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.” (Gn 2, 18), e o que Deus fez? Vejamos: Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. “Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.” Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne. (Gn 2, 21-24), a mulher tornou-se esposa do homem.
São Paulo escreve na carta aos efésios o seguinte: As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja - porque somos membros de seu corpo. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne (Gn 2,24). Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja. (Ef 5, 22-32), veja caríssimo que Paulo diz... Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja. Veja que São Paulo faz uma analogia do matrimônio (homem e mulher), com a Igreja e Cristo (veja mais detalhado aqui),e quanto ao  mistério que o apóstolo menciona? Bem, entendendo como nasceu a Igreja, podemos ter a resposta se Ela (Igreja) é Noiva ou Esposa.
Vejamos o que nos ensina o Catecismo da Igreja.
No nº 766 do C.I.C. temos o seguinte: Mas a Igreja nasceu primeiramente do dom total de Cristo para nossa salvação, antecipado na instituição da Eucaristia e realizado na Cruz. "O começo e o crescimento da Igreja são significados pelo sangue e pela água que saíram do lado aberto de Jesus crucificado." "Pois do lado de Cristo dormindo na Cruz é que nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja." Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração traspassado de Cristo morto na Cruz.
Com relação à fidelidade, não se promete ao noivo, mas sim ao esposo, ela (esposa), é fiel ao esposo e vice-versa, assim como a Igreja é Fiel a Cristo e vice-versa.
O que "Deus uniu o homem não separe", é somente para o matrimônio e não para o noivado. 
A Esposa de Cristo não pode adulterar, é fiel e casta. Aquele que se separa dela saiba que se junta com uma adúltera, e que as promessas da Igreja já não o alcança. Aquele que abandona a Igreja não espere que Jesus Cristo o recompense, é um estranho, um proscrito, um inimigo. Não pode ter Deus por Pai no céu quem não tem a Igreja por mãe na terra”. (São Cipriano, Bispo de Cartago, falecido em †258 d.C.). [1] 
___________________

Em tempo...

 

Quando surgiu a dúvida com relação a Igreja, se era Noiva ou Esposa de Cristo, eu fiz a seguinte pergunta: A Igreja é a Noiva ou a Esposa de Cristo? no site http://www.abiblia.org e somente vi a resposta agora, depois de publicar esta matéria, veja a resposta:
Pergunta de João Batista, São Gonçalo - RJ
Resposta de Luiz da Rosa, em 18/12/2013


Leia mais sobre Igrejas
Normalmente se diz que a Igreja é a esposa de Cristo. Tal imagem simbólica foi desenvolvida a partir de Paulo. É uma metáfora que descreve o mistério de Cristo como inseparável da Igreja, que precisa ser fiel a Cristo, que para ela dá a si mesmo.
O tema da Aliança Nupcial recorre já no Antigo Testamento, onde os profetas descreviam a relação de Deus com o seu povo eleito como uma aliança matrimonial (veja Oseias 1-3; Isaías 54 e 62; Jeremias 2 e 3; Ezequiel 16 e 23; Malaquias 2, 13-17; Rute, Tobias, Cântico dos Cânticos). Paulo simplesmente segue a mesma linha, sublinhando a fidelidade de Cristo (2Timóteo 2,13).
A imagem de Cristo como esposo começa a aparecer já nas parábolas (Mateus 22; 25 Lucas 12). É por isso que Paulo recorre ao matrimônio para ilustrar a relação entre Cristo e a comunidade cristã.
A respeito desse tema, a passagem mais citada é Efésios 5,21-33, onde o apóstolo dá aos esposos conselhos de recíproca submissão, indicando o exemplo do amor que Cristo tem pela sua Igreja e vice-versa. O mistério que a família vive na sua casa é o mesmo vivido na realidade eclesial.
  
Fonte: abiblia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...