segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Criminoso que invadiu Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e fazia um refém se entrega

Carlos Alberto de Souza Júnior, de 29 anos, entrou na paróquia durante uma missa. Ele havia cometido um assalto minutos antes.

17/08/2014
por

Assaltante se entrega à polícia apos fazer refém dentro de igreja - Marcelo Carnaval / Agência O Globo

RIO — Um homem armado invadiu, na tarde deste domingo, uma missa na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e manteve o fiel Eduardo Janeiro do Amaral como refém por mais de duas horas. O bandido, identificado como Carlos Alberto de Souza Júnior, de 35 anos, entrou na igreja pouco antes das 17h, após assaltar a Drogaria Pacheco, na Rua Visconde de Pirajá, entre as ruas Garcia D’Ávila e Maria Quitéria. Ele e um cúmplice fugiram a pé da loja, quando policiais militares chegaram ao local, e tentaram render um taxista na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Joana Angélica. O motorista, no entanto, reagiu. De acordo com testemunhas, nesse momento o outro assaltante fugiu, mas Carlos Alberto entrou na paróquia em busca de um refém.
— Em nenhum momento ele me ameaçou ou me maltratou. Eu só pedia a Deus pela minha vida e pela vida dele — contou o refém, que geralmente atua como ministro de eucaristia da missa das 19h na Paróquia Nossa Senhora da Paz.

Homem faz funcionário refém dentro de igreja em Ipanema - Foto do leitor José Conde

Morador de Ipanema, José Conde, de 54 anos, estava na missa e contou que primeiramente o criminoso rendeu o padre José Ricardo.
— Ele entrou armado, no meio da missa. Chegou até a render o padre. Foi uma confusão muito grande — contou o morador, muito assustado.

FIEL TROCOU DE LUGAR COM PADRE REFÉM

Segundo o padre Jorjão, pároco da Nossa Senhora da Paz, ao ver o padre José Ricardo ser rendido, Eduardo do Amaral se ofereceu para trocar de lugar com ele.
— Todo mundo ficou apavorado. O assaltante foi caminhando na direção do padre com uma arma e pediu que não fizessem alarde. A missa foi suspensa, e todo mundo foi liberado. Dentro da igreja, só ficaram o refém, o assaltante e, depois, o negociador — contou Jorjão.
Policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, bombeiros e um helicóptero foram acionados. Um policial do Bope foi o responsável por negociar a rendição do bandido.
Igreja Nossa Senhora da Paz foi cercada por policiais - Fabio Seixo / Agência O Globo

O criminoso, que tinha uma pistola 380, se entregou por volta das 19h10m. Ele exigiu que a imprensa filmasse o momento da rendição, para garantir a sua integridade física. De acordo com Carlos Alberto de Souza, pai do bandido e morador do Morro do Cantagalo, o assaltante é esquizofrênico.
— Eu estava em casa assistindo ao jogo do Flamengo quando vi a notícia pela televisão, e minha filha lembrou que o Júnior tinha saído de casa de manhã e ainda não tinha dado notícia. Ele é um rapaz muito calado, de pouca conversa e que não dá trabalho, mas, quando surta, fica imprevisível. Não come e deixa de tomar banho, entre outras coisas. Ele toma medicamentos, só que de forma irregular — contou Carlos.
A economista Alessandra Motta, que aguardava seu namorado prestar depoimento na 14ª DP (Leblon) — ele foi uma das vítimas do assalto à drogaria —, contou que o criminoso rendeu várias pessoas na loja.
— Ele colocou as pessoas no fundo do estabelecimento, enquanto seu comparsa ia roubando os pertences das vítimas. Meu namorado foi rendido quando entrava na drogaria e teve o relógio roubado — contou Alessandra.
O assaltante foi encaminhado para a 14ª DP. Já o taxista Pedro de Mesquita, de 51 anos, que os criminosos tentaram render, se feriu ao reagir: ele segurou a arma e teve a mão atingida pelo ferrolho. Pedro levou dez pontos no Hospital Miguel Couto e foi liberado.
Durante a confusão, a Visconde de Pirajá foi interditada da Avenida Henrique Dumont até a Rua Joana Angélica.

MAIS CRIMES COM REFÉNS EM 2014

Desde o início do ano, mais de cinco crimes com reféns foram registrados no Rio de Janeiro. No último dia 4, o assaltante Genildo Ferreira manteve a recepcionista Raiane Resende durante sete horas dentro de um carro roubado, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio. O bandido chegou a exigir R$ 20 mil de resgate ao pai da vítima, mas, no fim da negociação, acabou sendo preso por policiais da 29ª DP (Madureira) e agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) ao aceitar R$ 250 e uma TV de LCD usada. Genildo havia sido condenado por estupro, atentado violento ao pudor e roubo e estava livre após seis anos de prisão.
Mês passado, no dia 17, o cineasta Zelito Viana e sua esposa, a produtora Vera de Paula, foram amordaçados e feitos reféns durante um assalto a sua casa no Cosme Velho. Os bandidos levaram bijuterias, perfumes, roupas, aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro. A empregada estava com o telefone celular no bolso e conseguiu acionar a polícia assim que os criminosos deixaram a residência. Segundo Zelito, esse foi o quarto assalto a sua casa.
No dia 7 de junho, cerca de 20 passageiros de um ônibus foram feitos reféns, na Avenida Brasil, na altura de Irajá. Acionados, PMs do Batalhão de Policiamento de Vias Expressas conseguiram impedir a ação e capturaram um dos assaltantes, um menor de 16 anos, que estava armado de pistola.
No dia 3 de junho, dois homens armados invadiram a casa de Christiane Torloni, no Condomínio Povoado das Canoas, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, e mantiveram a empregada dela como refém. A atriz não estava em casa no momento do roubo. Os criminosos recolheram objetos de valor e depois fugiram no carro da família.
No dia 10 de maio, um usuário de crack manteve duas pessoas reféns num coletivo da linha 723 (Mariópolis-Cascadura), da empresa Novacap, na Avenida Brasil, em Guadalupe, Zona Norte do Rio, por duas horas e meia. O sequestrador, Paulo Alberto Ferreira da Silva, de 33 anos, se entregou à polícia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...