quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Cães são adorados durante festival hindu no Nepal



Um cachorro é adorado por um devoto nepalês em seu lar durante o segundo dia do festival Tihar, em Katmand, no Nepal, nesta quarta-feira (22). O Tihar, festival hindu das luzes, é celebrado durante cinco dias e cada um deles é dedicado a uma figura religiosa. Os cães são considerados mensageiros de Yama, o senhor da morte no hinduísmo Sunil Sharma/Xinhua
Sobre Tihar: O Nepali festival Tihar também é conhecido por muitos nomes, tais como Dipawali ou Bhai Tika ou Laxmi Puja ou como um festival de luzes. É um festival de cinco dias, que vem logo após o Festival Dashain e Tihar tem tudo a adoração de animais diferentes, como corvo, cão, vaca, e culto da deusa hindu da fortuna ou riqueza (deusa Laxmi), e cozinhar grandes refeições em casa, irmãos e irmãs de compras para presentes, pipas, decorar casas e ruas, jogando cartas com os amigos, descansar e relaxar, e, finalmente, terminando o festival com uma troca de uma marca especial temporária na testa (tika em Nepali). O último dia do festival é conhecido como o dia Tika ou popularmente conhecido como o dia Bhai Tika (Bhai em Nepali significa Brother). Para resumir festival Tihar, Tihar é o festival em que as irmãs desejam uma vida longa para seus irmãos (Bhai)!
Tihar é um festival para irmãos e irmãs, mas e se você é um irmão sem uma irmã ou uma irmã, sem um irmão. Bem, você pode fazer um por aceitar alguém próximo a você em seus parentes. Se nada funcionar, você encontrar um entre seus amigos e vizinhos, torna-se quase como se fosse real. Quem nunca fez a sua irmã ou irmão permanece assim por toda a vida, e a cada ano o festival faz seu vínculo mais forte. Tihar é um festival de irmãs que desejam uma vida longa a seus irmãos, e Tihar é o festival mais popular no Nepal. Então segure-se para o seu topi (chapéu), cargas de emoção e diversão estão vindo para você agora!
Descrição do Tihar Tika: Aqui está um exemplo do Tihar Tika. Tika é de sete cores amarelo, laranja, azul, branco, verde, vermelho e preto. A tika de sete cores é chamada Sapta Rangi Tika em Nepali, onde Sapta significa sete, Rangi significa cores. As linhas horizontais que dividem seções desta página tem sete cores, o que é uma amostra de Tihar Tika, então observar essas cores também! A ordem das cores no padrão tika ou mesmo a escolha das cores pode variar devido a tradições familiares. Normalmente, algumas cores são adquiridos enquanto outros são feitos em casa. As três cores que são normalmente feitos em casa são, verde, branco e preto. O verde é o lâminas esmagadas de grama, o branco é pasta de arroz (arroz cru esmagado em e misturado com água), e preto é pó de carvão ou fuligem, também a partir de lâmpadas de óleo. Tradicionalmente, para criar um padrão perfeito Tika e para tornar mais fácil para o doador tika para dar tika, foram utilizadas folhas de banana, e esta tradição ainda segue em muitos lares. Você pega uma parte da licença Banana, rasgar uma pequena parte do centro, segure-o contra a testa, use a pasta de arroz como base, em seguida, cores dab no padrão desejado, em seguida, remova a licença da banana. Tika simboliza a união entre irmãos e irmãs. 
Tihar vs Diwali: Nepali Tihar e indiano Diwali festival são semelhantes em muitos aspectos. Por exemplo, a adoração da deusa Laxmi, e celebrando o festival com luzes de velas, lamparinas a óleo e fogos de artifício são comuns a ambos os festivais. Ambos os festivais são chamados como Festivais de Luzes. Diwali (Dipavali) é também sobre a comemoração da vinda do novo ano. Tihar também comemora a vinda do ano novo (veja 4 º dia de Tihar para mais). Celebração do vínculo entre irmãos e irmãs também são comuns a ambos os festivais. 

===================
Veja também:Mensagem do Pontifício Conselho para o diálogo inter-religioso aos hindus por ocasião da festa do Deepavali -Pela cultura da inclusão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...