quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Papa inicia sua primeira visita à África

[domtotal]


Rio de Janeiro, 26 nov (O GLOBO) — O Papa Francisco disse nesta quarta-feira que quer oferecer apoio "espiritual e material" em sua primeira viagem à África, onde irá visitar uma Igreja em rápido crescimento e procurar aplacar as divisões entre cristãos e muçulmanos. A viagem está programada para durar cinco dias.

O Pontífice desembarcou no Quênia no fim desta quarta-feira, antes de seguir para Uganda. Os dois países foram palcos recentes de ataques realizados por militantes islâmicos. Depois, Francisco irá à República Centro-Africana, país dilacerado por conflitos entre muçulmanos e cristãos.

— Vou com alegria para o Quênia, Uganda e os irmãos da República Centro-Africana — disse ele a repórteres a bordo de seu voo para Nairóbi. —Vamos esperar que esta viagem traga melhores frutos, tanto espirituais como materiais.

Milhões de cristãos — católicos e de outras denominações — são esperados para as celebrações públicas, o que representa um desafio para as forças de segurança nacionais na proteção do Papa e da multidão que deve acompanhar os eventos.

Nos últimos dois anos, o Quênia tem sido alvo de uma série de ataques do grupo islamita somali Al Shabaab, que matou centenas de pessoas. Em 2013, a invasão de homens armados em um shopping-center de Nairóbi causou a morte de 67 pessoas.

Potencialmente, a parada mais perigosa pode ser a terceira etapa da viagem, a República Centro-Africana. Dezenas de pessoas foram mortas no país desde setembro, em atos de violência entre rebeldes Seleka, na maioria muçulmanos, e milícias anti-Balaka, cristãs.

Perguntado se estava nervoso com a viagem, Francisco desconsiderou as preocupações sobre a visita com uma piada:

— Para dizer a verdade, a única coisa que me preocupa são os mosquitos. Você trouxe o seu spray?

A Igreja Católica da África está crescendo rapidamente. Havia um número estimado de 200 milhões de fiéis em 2012, mas a previsão é que alcance meio bilhão em 2050. Cerca de 30% dos 45 milhões de quenianos são católicos por batismo, incluindo o presidente, Uhuru Kenyatta. 

Agenda pública começa nesta quinta-feira


Após o desembarque nesta quarta, um pouco antes das 17h pelo horário local, Francisco encontrou-se com Kenyatta no palácio presidencial, antes de encontro com autoridades do governo e diplomatas. A agenda pública começa apenas na quinta-feira, com uma missa no campus da Universidade de Nairóbi.

De acordo com a imprensa local, 10 mil policiais farão a segurança da capital durante a estada do Pontífice no Quênia, que inclui uma visita à sede local das Nações Unidas, onde Francisco deve falar sobre as mudanças climáticas.

Em Uganda, serão 12 mil policiais fazendo a segurança. A maior preocupação está na passagem pela República Centro-Africana, onde Francisco irá visitar uma mesquita em um dos distritos mais perigosos da capital Bangui.

SIR
===============
jbpsverdade: A imagem acima não é a que se encontra na fonte de origem!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...