quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Francisco: A misericórdia restabelece a dignidade humana

[news]
Por Rádio Vaticana


A misericórdia oferece dignidade. Este foi o tema da Audiência Geral do Papa Francisco nesta quarta-feira (31/08), na Praça São Pedro. Francisco baseou a sua reflexão  a partir do testemunho da mulher “cuja fé salvou”.
“Quanta fé, quanta fé tinha esta mulher. Era considerada impura por causa das hemorragias e, por isso, excluída das liturgias, da vida conjugal, das normais relações com os demais: era uma mulher descartada pela sociedade”.
Este caso nos faz refletir sobre a maneira como a mulher é frequentemente percebida e representada na sociedade, afirmou o Papa.
“Todos devemos estar atentos, inclusive as comunidades cristãs, àquelas visões de feminilidade cheias de preconceitos e suspeitas que lesam a intangível dignidade da mulher”, alertou o Pontífice.
“Jesus admirou a fé desta mulher que todos evitavam e transformou a sua esperança em salvação. Não sabemos o seu nome, mas as poucas linhas com as quais o Evangelho descreve o seu encontro com Jesus delineiam um itinerário de fé capaz de restabelecer a verdade e a grandiosidade da dignidade de todas as pessoas” disse Francisco.
Cristo vê a mulher que se aproxima quase meio escondida. Um olhar de misericórdia e ternura que salva. “Isto significa que Jesus não somente a acolhe, mas a considera digna de tal encontro ao ponto de lhe dirigir a sua palavra e a sua atenção”.
Coragem, filha, tua fé te salvou. Um encorajamento de Cristo que ecoa ainda hoje. “Esta ‘coragem, filha” é a expressão de toda a misericórdia de Deus por aquela mulher e por todas as pessoas descartadas. Quantas vezes nos sentimos interiormente descartados pelos nossos pecados que cometemos. E o Senhor nos diz: ‘coragem, vem, para mim não és um descartado. Coragem filho, tu és um filho e uma filha’. Este é o momento da graça, do perdão, momento de inclusão na vida de Jesus, da Igreja, de misericórdia. Hoje, todos nós, grande ou pequenos pecadores, mas todos somos pecadores, o Senhor nos diz: ‘vem, coragem, não estás mais descartado, eu te abraço, eu te perdoo’. Assim é a misericórdia de Deus. Temos que ter coragem e ir até ele, pedir perdão dos nossos pecados e seguir adiante com coragem como fez esta mulher”.
Este abraço de Cristo coloca tudo às claras:
“Um descartado sempre faz algo escondido, durante toda a vida. Pensemos aos leprosos daquele tempo, ou aos sem teto de hoje, pensemos aos pecadores, a nós pecadores, sempre fazemos algo às escondidas, como se tivéssemos a necessidade de agir assim porque nos envergonhamos daquilo que somos: e Cristo nos liberta disso, e nos coloca em pé: ‘levanta, vem, em pé”.
Antes de conceder a bênção, o Papa saudou os peregrinos de língua portuguesa presentes na Praça: em particular os sacerdotes do Pontifício Colégio Pio Brasileiro em Roma, os tripulantes da Marinha do Brasil e os fiéis de Vitória.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...