sábado, 23 de setembro de 2017

Cardeal Burke: "A urgência de resolver a dubia pesa pesadamente no meu coração"

[infocatolica]


Em uma ampla entrevista, o cardeal Raymond Burke enfatiza a importância de esclarecer a dúbia que apresentou três outros cardeais no Amoris Laetitia.




(LifeSiteNews / InfoCatólica) Dois dos quatro cardeais que apresentaram dúbia ao Papa Francisco para esclarecer interpretações duvidosas de Amoris Laetitia morreram. Mas isso não impedirá que os dois cardeais restantes "continuem com o importante trabalho de resolver dúbia", disse o cardeal Raymond Burke em uma nova entrevista. 
Em uma extensa entrevista com o site de notícias da Diocese de Parramatta, Catholic Outlook, o cardeal disse que "a urgência de uma resposta à dúbia decorre do dano causado às almas pela propagação de confusão e erro, produzindo não respondendo as questões fundamentais levantadas e não feitas de acordo com a prática e o ensino constantes da Igreja. Essa urgência "pesa muito no meu coração", acrescentou. A confusão causada por Amoris Laetitia levou muitas pessoas a "sentir que a Igreja não é um ponto de referência seguro", disse Burke.     "Não há clareza sobre essas questões", disse ele. "Essas pessoas estão em uma situação muito difícil. É um fato palpável que tenhamos conferências de bispos que se contradizem quanto à interpretação de Amoris Laetitia, onde os bispos são contrariados um pelo outro; também temos fiéis leigos que se discutem sobre isso; e também aos sacerdotes que sofrem porque os fiéis chegam a eles, esperando por respostas que não são possíveis porque receberam uma dessas interpretações errôneas de Amoris Laetitia. 
Como resultado, eles não compreendem mais os ensinamentos da Igreja".  "Você sabe que na Igreja temos apenas um guia, o Magistério, o ensino da Igreja, mas agora parecemos dividir-se em facções políticas", explicou Burke. "Além disso, mesmo o idioma usado é muito mundano e isso me preocupa muito". Burke, um dos mais fortes defensores da Igreja da Ortodoxia Católica, disse que a Igreja pode oferecer "liderança" e levar à transformação cultural "em termos de respeito pela vida humana, respeito pela integridade e respeito da família para a liberdade religiosa ".

Burke lamenta a perda de seus cardeais irmãos 

Ele também se arrependeu da perda de dois dos quatro signatários da dúbia, os cardeais Joachim Meisner e Carlo Caffarra. Dos quatro, apenas ele e o cardeal Walter Brandmüller permanecem vivos. Ele disse que Caffarra "sofreu profundamente" porque "confusão e erro na Igreja causaram sérios danos às almas".     "Ao longo dos anos, fui abençoado pela amizade do cardeal Carlo Caffarra, um proeminente sacerdote e um grande estudioso da teologia do casamento e da vida familiar", disse Burke. "Nos últimos três anos, trabalhei em estreita colaboração com ele na defesa do casamento e da vida familiar diante da crescente confusão e propagação do erro, que também penetraram na Igreja".     
"Em todo encontro com o cardeal Caffarra, fiquei impressionado com a pureza de seu coração e seu caráter totalmente sacerdotal", continuou Burke. "Ele amava Cristo e Seu Corpo Místico, a Igreja, com todo seu coração. É por isso que ele sofreu tão profundamente que a situação atual de confusão e erro na Igreja causou sérios danos às almas ". Mas Caffarra "nunca questionou a presença de Nosso Senhor com a nossa promessa aos discípulos e nunca questionou a intercessão materna da Santíssima Virgem, Mãe de Nosso Senhor".    
"Embora estejamos tristes de perder a colaboração terrena destes dois grandes pastores e prelados, temos a certeza de que continuarão a interceder com suas orações inspiradas na sua caridade pastoral duradoura", disse Burke. 

Os liberais na Igreja "fazem ataques pessoais" enquanto pedem "diálogo"

Burke explicou que a mídia geralmente o interpreta mal e tenta apresentá-lo principalmente como oponente do Papa.
"Eles representam o Papa Francis como uma pessoa maravilhosa e aberta, e não há nada de errado com isso, mas eles me descrevem como o contrário", disse Burke. "Eu acredito que qualquer um que tenha tido alguma experiência comigo como padre ou bispo dissesse que eu sou muito pastoral e, de fato, não vejo nenhuma contradição entre ser pastoral e ser fiel em anunciar o ensino da Igreja e obedecer à lei da Igreja".     
"Eles estão fazendo uma caricatura de alguém que pede clareza sobre certas questões, eles estão dizendo" ele é o inimigo do Papa "e" está tentando construir uma oposição ao Papa, o que, é claro, não é o caso ", disse ele. Burke. Burke denunciou a tendência dos progressistas na Igreja de atacar pessoalmente qualquer um que discorda deles enquanto pretendem apoiar o "diálogo".
"O que consigo de forma consistente entre os chamados liberais, aqueles que pedem a revolução na Igreja é que querem diálogo, desde que concordem com eles", disse Burke. "No momento em que você faz uma pergunta, eles se tornam muito depreciativos, fazem ataques pessoais, o que chamamos de argumentos de ad hominem, e assim por diante. Isso realmente não é útil. Estamos falando de verdades, estamos falando de fatos e não há lugar para tais ataques ".     "É uma maneira muito mundana de se aproximar das coisas, não ocorre na Igreja, mas é aí que estamos agora", disse ele. "As pessoas até fazem comentários depreciativos sobre outras pessoas quando não concordam com elas". 

Burke disse que ora pelos cardeais e outros na Igreja que o atacam   

"Eles são cardeais da Igreja" e "posições de enorme responsabilidade", disse ele. "Eu também tenho uma certa fraternidade com eles como membros do mesmo Colégio, o Colégio dos Cardeais, por isso é evidente que eu rezo por eles". 

Esperança em Nosso Senhor

Burke encorajou os católicos a nunca desistir da esperança ", independentemente da confusão ou até das divisões que entram na Igreja".
     "Temos de nos apegar ainda mais de forma fiel àquilo que a Igreja sempre ensinou e praticou", afirmou o cardeal. "E assim salvamos de verdade nossas próprias almas, com a ajuda da graça de Deus". "Nosso Senhor sempre permanece conosco na Igreja", continuou ele. "Ele é o nosso principal sacerdote e guia, e, portanto, devemos ter confiança em liderar uma vida cristã. Devemos ter esperança nele."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...